domingo, maio 31, 2009

MILLVINA DEAN
1912-2009
Morre assim a última sobrevivente do Titanic e também a mais nova sobrevivente do naufrágio (tinha apenas 8 semanas de vida). As últimas notícias que vinham do Reino Unido sobre o seu estado de saúde que se tinha agravado nós últimos dois meses como publicado ontem pelo TITANICFANS até vinham a confirmar uma excelente recuperação da sua parte, mas hoje ao fim de uma semana de hospitalização acaba por falecer. Millvina Dean foi sempre a única se não a mais activa dos sobreviventes sempre participando em campanhas sobre o naufrágio, falando em entrevistas, ao contrário de suas últimas companheiras Lillian Asplund (falecida em 2006) e Barbara West (em 2007) que sempre foram muito reservadas sobre as suas experiências a bordo do Titanic. Millvina Dean nestes seus últimos meses de vida esteve bastante activa leiloando até alguns objectos pessoais ligados ao navio para pagar o lar onde estava a residir devido a fractura do quadril. A expectativa do leilão foi excedida quando Millvina arrecadou uma boa quantia em dinheiro e alguns famosos de Hollywood como Leonardo DiCaprio e Kate Winslet fizeram doações. Millvina curiosamente se recusava a ver o filme de Cameron, porque ela dizia que se o visse iria ficar a pensar no que teria acontecido com o seu pai que morreu no naufrágio. O Titanic perde assim mais um importante marco na sua História junto consigo no fundo do oceano.

sábado, maio 30, 2009

UM SUSTO
A semana foi de grande expectativa mas Millvina Dean parece estar a recuperar bem. Tudo começou no passado mês de Abril a dia 18, surgiram as primeiras notícias que a última sobrevivente do Titanic não estaria se sentindo bem para se deslocar nesse dia a Southampton. Ao que parece tudo não passou de uma indisposição. Contudo todos ficaram em alerta ao longo da última semana. Na passada noite de sexta-feira dia 22 de Maio, Millvina Dean foi hospitalizada e as razões foram mantidas em segredo, mas tudo indicava que a situação era séria. Os jornais britânicos assim os transmitiram. Na noite de sábado surgiram as primeiras notícias que estaria "confortável", que tinha passado bem a noite anterior e que a sua condição de saúde era estável. No dia 24 os jornais Sunday Evening e Southampton Time indicaram que o seu estado de saúde permanecia na mesma. Na segunda-feira dia 25 o hospital onde Millvina se encontrava indicou que a velha senhora já estaria a comer por si mesma e já poderia receber visitas. Na quarta-feira 27,por fim foi noticiado que Millvina já estaria em recuperação e que em breve voltaria para o seu lar.
Millvina Dean tem sido sem dúvida uma grande sobrevivente! Votos de rápidas melhoras!

sábado, maio 23, 2009

TITANIC LISBOA

Majestoso, Histórico, Romântico, Objectos e Histórias Reais... Assim abre o site TITANICLISBOA, o site oficial da exposição internacional em Lisboa. Os preços variam entre os 14,50€ para adultos ao fim-de-semana e 12,50€ durante a semana se comprados os bilhetes online, nas bilheteiras da Estação do Rossio acrescem mais 0,50€. O preço vale a pena a visita. Como não poderia deixar de ser o TitanicFans vai lá estar em breve. Segundo indicações oficiais estão proibidos fumar, comer, beber, fotografar, filmar, usar equipamentos celulares, mochilas, carrinhos de bebé. Se necessitar de algum tipo de informação adicional, podem contactar a organização do evento pelo endereço de email: info@titaniclisboa.com ou pelo telefone: +351 213 468 369. Visitem o site que vos leva numa pequena visita guiada até à história do Titanic com fotos únicas dos objectos encontrados debaixo de 3.800 metros de água. Tudo isso e muito mais em TITANICLISBOA.

sábado, maio 16, 2009

TITANIC II
Desde há muitos anos que se sonha com a construção de um novo Titanic que cumpra a travessia até Nova Iorque deixada incompleta em 1912. Muito se tem especulado sobre um possivel navio de última geração maior do mundo, um TITANIC II! Quando Cameron construiu uma réplica como cenário a 90% do tamanho original, achou-se que tudo seria possível e até uma empresa em 1998 fez planos e lançou logotipos e preparou tudo para a construção desse navio, um navio que cujas pessoas olhassem para ele e dissessem "é o titanic" mas que fosse muito maior, o maior do mundo, e cujo conforto e ambientes de 1912 fossem aliados a tecnologia de ponta, mas os planos ficaram por aí mesmo. Assim os TitanicFans do mundo fazem as suas plantas de como seria o novo Titanic. Aqui ficam algumas imagens curiosasm, e comparem com o original. O modelo abaixo foi gentilmente cedido por Marcos Vinicius natural de Guarulhos, Brasil e também ele é fã do Titanic ao prestar criatividade com um modelo possível do Titanic II com 370m de comprimento, 18m de largura e 18 andares.

sexta-feira, maio 08, 2009

TITANIC ATRACA EM LISBOA

O Leonardo DiCaprio é capaz de não vir... Mas a Estação do Rossio acolhe em Lisboa, a partir de amanhã uma mostra itinerante que recorda a história do 'Titanic'. Sons, odores e uma parede de gelo, a simular o 'iceberg' que causou o naufrágio, juntam-se a 230 objectos recuperados das profundezas. Os portugueses poderão ver, pela primeira vez, o que 18 milhões já viram.
A tragédia é lendária, até já deu origem a um blockbuster de Hollywood protagonizado por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, mas só agora os portugueses vão poder ver aquilo que mais de 18 milhões de pessoas já viram: os artefactos resgatados dos destroços do Titanic, o luxuoso e moderníssimo transatlântico que em 1912 naufragou na sua viagem inaugural.
Trazida por uma empresa portuguesa (ver texto abaixo), a exposição interactiva que a partir de amanhã ficará patente em Lisboa, no Espaço Rossio - no segundo andar da estação ferroviária, mesmo em frente às bilheteiras -, reúne mais de 230 objectos para contar uma história que mergulha os visitantes em vários cenários da acção. Os bilhetes são réplicas dos cartões de embarque. E por quatro euros podem-se alugar audioguias que explicam todos os pormenores.
Logo à entrada, uma mala de mão, a insígnia de uma loja maçónica e um recibo de depósito de valores dão o mote para o que se segue: a vida e morte de alguns protagonistas desta viagem, entre eles, vários milionários das famílias Astor, Guggenheim, Widener e Strauss.
Subindo as escadas, como o fizeram os passageiros, chega-se a uma sala de iluminação ténue. Aí, acompanhada de pratos, óculos, molas de roupa e um fragmento do casco, a parte da frente de um dos subergíveis usados nas expedições é a peça central do capítulo que conta a aventura do resgate.
"O Nascimento de uma Lenda" é a etapa seguinte. Ao som de música irlandesa, e com algumas fotografias e desenhos exemplificativos, mostra-se como se construiu, por encomenda da companhia de navegação White Star Line, aquele que era considerado o navio mais seguro do mundo. "Não consigo imaginar qualquer desastre vital que possa afundar este navio", disse o Capitão Edward J.Smith, citado numa das paredes da sala.
Ao ritmo da orquestra, somos depois conduzidos pelo interior daquele palácio flutuante. Lá estão as imagens da sala de fumo e da famosa escadaria com cúpula de vidro, mais loiças do luxuoso restaurante À La Carte e as réplicas de camarotes de primeira e terceira classe. O Titanic tratava os passageiros como nenhum outro transatlântico: camas confortáveis, biblioteca, piscina, até campo de squash havia.
Algumas jóias e objectos de higiene pessoal encontram-se aqui, tal como as histórias azaradas do padre Byles e da família do engenheiro Frederick Goodwin, que deveriam ter ido noutro vapor mas foram transferidos para o Titanic , como tantos outros passageiros, por causa de uma greve de mineiros.
Descendo outra escada, a banda sonora sombria prenuncia a tragédia. Agora, estamos já na ponte e começamos a ler as mensagens de aviso de navios próximos: avistam--se icebergs. De repente, fica ainda mais escuro e o som torna-se glaciar. O casco do Titanic é rasgado a estibordo pelo gelo (que se pode tocar ali mesmo, na parede do fundo). Avaliam-se os danos. Tentam salvar-se passageiros. Contam-se os mortos, 1523, como o perfumista Saafeld (cujos frasquinhos de amostras ainda se podem cheirar) ou os três portugueses a bordo. O sino que fez soar o alarme vai estar, até Agosto, em Lisboa.
Visitada por mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo, "TITANIC – the artifact exhibition" passou já por mais de 70 cidades, deixando um legado importante em memória de todos aqueles que viveram os mais felizes e os mais dramáticos momentos em alto mar. Esta exposição é a única certificada pela RMS Titanic, a empresa que resgatou a 4 Km de profundidade do Atlântico Norte fragmentos daquele que é o mais famoso e fatídico barco da história.

sexta-feira, maio 01, 2009

FOTOS ESPECIAIS TITANIC FILME 1996
O passageiro Titanico Luiz Vieira Alves Junior, enviou por e-mail estas imagens do filme de dois episódios feito especialmente para a televisão em 1996. Considerado um filme de Acção, com duração de 171 minutos (divididos por 2 episódios) com direcção de Robert Lieberman e como produtores Rocky Lang, Harold Tichenor, tem nos principais papéis Tim Curry, Peter Gallagher, Catherine Zeta-Jones, Eva Marie Saint, George C. Scott, Roger Rees, Harley Jane Kozak, Marilu Henner. A fotografia ficou a cargo de David Hennings, e a trilha sonora com Lennie Niehaus. A Sinopse indica: Em 1912, o navio Titanic é lançado ao mar, sendo então a maior embarcação já feita. Seus construtores afirmam que nada pode afundá-lo, mas a colisão com um iceberg logo na primeira viagem mostra que estavam errados. Como havia botes salva-vidas apenas para metade dos passageiros, muitos morrem no mar. Em meio à disputa por uma vaga nos botes, o drama dos passageiros, ricos e pobres, que temem por suas vidas. Mas o filme é muito mais do que isso. Jamie Perse é um ladrão de Southampton, ao fugir com uma carteira roubada e a policia atrás dele, esconde-se num bar onde é ajudado a se disfarçar por um camareiro do Titanic. Ao lado deles está um bebado futuro passageiro do Titanic. Ouvindo as histórias de riqueza a bordo, e o camareiro dando a dica da fortuna, Jamie Perse acompanha Merriam Dickie o passageiro bebado e deixando adormecido leva a passagem para o novo mundo. A bordo, preparando-se com o camareiro para dar o golpe aos passageiros ricos, conhece uma bela jovem de terceira-classe que lhe faz perceber o modo errado com que leva a vida. Por outro lado, no convés superior, vemos a sociedade arrogante de uma época, Isabella Paradine é uma jovem casada por conveniência, já com uma filha. Ela viaja sozinha enlutada pela morte da tia quando ainda em terra encontra um antigo amor Wynn Park que também vai no Titanic, amor que na verdade nunca foi esquecido. Podemos também assistir ao drama real da família Allison, como um pequeno desencontro entre a empregada da família e o Sr. Allison, provocaram a morte de toda a família excepto do bebé. Mudará o Titanic, a vida destas pessoas? Quem terá uma nova chance? Quem viverá os seus últimos momentos? Vejamos também alguns erros apontados ao filme.
. Existem vários erros na representação dos passageiros e de todo o evento que cercou o acidente.
. Quando Isabella Paradine pede para mudar de cabine, o tripulante diz que tudo já está reservado e que seria quase que impossível mudá-la de lugar, mas na realidade a primeira classe não estava totalmente cheia.
. Os foguetes usados no filme são como bolas brancas, mas na realidade eles eram estrelados.
. Smith reclama que os foguetes deveriam ser vermelhos, mas branca era a cor correta e usada na época.
. O termo "see-through" não era usado para tecidos até aproximadamente o ano de 1950.
. Molly Brown faz uma observação sobre a aposentadoria do Capitão Smith que deveria acontecer em três dias e ele concorda, mas ele só se aposentaria depois de sua volta à Inglaterra, muito mais do que três dias.
. No filme é dito que todas as tentativas de tirar o Titanic do fundo do mar falharam quando na realidade nenhuma tentativa foi feita.
. No filme, Isabella Paradine é mostrada numa escadaria de madeira em um tipo de café que nunca existiu no Titanic.
. Alice Cleaver, a babá dos Allisons nunca teve um companheiro e não dormiu com as crianças também.
. Alice Cleaver realmente era a enfermeira dos Allison, mas ela não era uma assassina.
. Não havia nenhum portão entre a terceira classe e a primeira classe no deck A. E a entrada ficava no deck B.
. Molly Brown e os outros passageiros não foram para o jantar, porque quando eles subiram a bordo do navio o jantar já estava sendo servido, e eles não tiveram tempo.
. Os dois vigias do Titanic tiveram que trabalhar sem os binóculos realmente, mas não porque eles tinham sido levados para a ponte como é dito no filme.
. Smith diz a Ismay que o navio tem o número de barcos salva-vidas exatos que foram solicitados pelo regulamento Britânico de Comércio, mas na realidade ele tem 4 barcos salva-vidas desmontáveis além dos 16 barcos que foram requeridos.
. A sala de jantar da primeira classe ficava situada no deck D depois da área de recepção. No filme vemos esta sala no deck A debaixo da Escadaria Principal.
. O navio zarpa ao lado contrário de onde deveria partir.
. A tinta vermelha pode ser vista enquanto o navio estava no porto, e na verdade não dava.
. As pessoas caem com tudo para a frente quando o navio bate, quando não deveriam. O som da batida é de vidro arranhado, e o navio enquanto estava batendo era mostrado na tomadas internas como inclinado para o lado.
. A quarta chaminé solta vapor normalmente, mas na verdade ela era falsa.
. Após a colisão com o iceberg Molly Brown coloca uma taça sobre uma mesa, a taça desliza, o que no normal não deslizaria.
. Quando os sobreviventes estão nos botes, dá para ver claramente que o "Oceano", reproduzido é muito raso.
. O navio balançava de mais, ele era enorme e não balançava conforme o movimento do mar. 25. O Iceberg parece um "castelinho bem preparado", e cheio de nevoeiro.
. Quando o navio começa a se inclinar, e as hélices aparecem, é tocado um som, um som parecido de porta abrindo.
. A água vinha de baixo para cima, e não de cima para baixo, há uma tomada na escadaria em que a água vem de cima para baixo, e parece que foi jogado água com um balde.
. O Titanic nunca alcançou 23 nós como é mencionado no filme.
. A cabine onde estavam os controladores de velocidade eram muito pequenas, só para 5 tripulantes.
. Em algumas tomadas dá para reparar que o aço era madeira na realidade.