domingo, fevereiro 10, 2013

TITANIC FITNESS E SEUS INSTRUTORES

TITANIC FITNESS E SEUS INSTRUTORES 
Para quem quisesse manter a boa forma física, o acesso à piscina custava um xelim, ao passo que para utilizar outros serviços conexos, como os banhos turcos, a tarifa era de quatro xelins. Para o acesso aos banhos turcos era necessário adquirir um bilhete especial. As duas assistentes destacadas nos banhos turcos eram Annie Catons, de 50 anos, e Maude Slocombe, de 30, ambas londrinas e contratadas com um salário mensal de quatro libras esterlinas. Para miss Caton era o primeiro embarque, enquanto Maude já tinha servido no Olympic. Um ponto de referência para os apaixonados do squash era o jogador profissional Frederick Wright, um jovem protestante de 24 anos que tinha estado ao serviço no Olympic e que embarcara no Titanic a 4 de Abril, em Southampton, com o mesmo ordenado de uma libra esterlina por semana.  
A sua tarefa era permanecer à disposição do cliente, que pagava dois xelins por cada meia hora de jogo. Para os que possuíam já um bom nível técnico podia tratar-se de verdadeiras partidas; enquanto, para outros, Wright preparava exercícios que melhoravam o seu jogo. Thomas W. McCawley era o equivalente de Frederick Wright no ginásio, onde desempenhava as funções de monitor dos exercícios com os mais modernos aparelhos de ginástica. Tratava-se de um homem de 36 anos, de pequena estatura, com um exuberante dinamismo. 
Fazia questão de entregar um cartão de visita aos passageiros que quisessem fazer exercício durante a viagem. O seu trabalho consistia em ensinar uma série de exercícios para manter a vitalidade muscular dos passageiros de primeira classe. Mas mais do que pelo verdadeiro exercício físico, os clientes sentiam-se atraídos pela curiosidade de experimentar os novos aparelhos, que permitiam desenvolver actividades desportivas impensáveis no mar, como andar em bicicleta ou montar.

Sem comentários: