sábado, junho 15, 2013

CAPITÃO SMITH VIVO

CAPITÃO SMITH VIVO 
Em 2008, tive o privilégio de ser o primeiro em língua portuguesa a publicar um post baseado no jornal New York Times de 21 de Julho de 1912 que relatava a história contada por um comandante de Baltimore, Peter Pryal, bem conhecido do Capitão Smith e que jurava o ter visto com vida nas ruas da cidade. Leia aqui esse relato: CAPITÃO SOBREVIVE AO TITANIC. No dia seguinte, o Chicago Examiner voltava a confirmar esse relato incrível: Ainda enfático nas suas afirmações de que viu o Capitão E. J. Smith, que se suspeita ter-se afogado no desastre do Titanic, Peter Pryal declarou hoje que tem a certeza de que o comandante do navio malfadado está vivo e bem e ao serviço da White Star Line. Ao explicar a maneira como o capitão poderá ter escapado da morte, Pryal disse hoje: "Teria sido uma tarefa fácil para o capitão Smith entrar num bote salva-vidas vestido como um passageiro e, novamente, sabendo ele da proximidade da Ilha de Barren, pode ter, com dificuldade, é claro, chegado até lá e de lá partido para Cape Sable. Conheço-o em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias." Mas em 1 de Agosto do mesmo ano, o The Mathews Journal (Mathews Court House, Virginia) publica mais sobre o assunto: 
Gestor da White Star Line não acredita que Pryal esteve com o Capitão Smith.
A história contada pelo capitão Peter Pryal, de Baltimore, de que ele conheceu o capitão Smith, comandante do Titanic, que deveria se ter afundado com o seu navio, nas ruas de Baltimore na última sexta-feira e que conversou com ele, foi recebida com incredulidade nos escritórios da White Star Line da cidade. 
"Nós não ouvimos nada que indique que o capitão Smith não tenha encontrado a morte quando o Titanic afundou.", disse o gerente. "Esta história do capitão de Baltimore deve ser o resultado de uma ilusão ou de um equivoco de identidade."
O Capitão Pryal tinha afirmado que navegou com o Capitão Smith quando este comandou o Majestic, que ele o reconheceu na rua, em Baltimore na Sexta-feira, que conversou com ele e que o viu partir para Washington.
O corpo de Edward Smith nunca foi encontrado, e se encontrado, nunca foi identificado.

2 comentários:

tedboy456 disse...

Mario sempre Arrebenta.

JPVeiga - Variz da Meiga e Mariz Conzê disse...

Muito ainda vai se falar sobre isso! Mário, vc é ótimo! parabéns!