domingo, julho 14, 2013

UM COLECCIONADOR DO TITANIC

CONHEÇA A HISTORIA DE ISRAEL TERAN 
Encontrava-se na sala de estar da sua antiga casa quando passava na tv o filme "A Night to Remember", de 1958. Uma tatuagem não teria marcado tanto como o filme o marcou. O romance entre Israel Teran e o navio mais famoso da história nasceu quando ele tinha apenas sete anos. A cena em que uma criança chora inconsolável marcou-o para a vida toda. Desde então, continuou a investigar a tragédia, procurando informação sobre o navio e chegar às suas próprias conclusões sobre porque" o navio inafundável" se afundou.
Agora, com 29 anos, este jovem cabeleireiro, abriu o seu próprio negócio recentemente, mas a sua paixão pelo navio nada fez senão aumentar. Não é um daqueles amores de verão, o seu é bem real. Israel tem mais de uma centena de itens, incluindo réplicas e um pedaço de carvão no navio com certificado de autenticidade. Copos de vidro, pratos de primeira, segunda e terceira classe, sinos, pedaços de aço, um apito, fotografias antigas, modelos do navio, lista do último menu que foi servido, a lista de passageiros com um marcador apontando para o único passageiro com o nome de Israel, livros com relatos de sobrevivente, filmes clássicos, o desenho que Jack (Leonardo Di Caprio) pintou da Rose (Kate Winslet) no filme, um colar de diamantes azul do colar ficcional Heart Of Ocean, um boneco da protagonista e os vestidos que ela usou no filme de James Cameron, alfinetes de ouro feitos exclusivamente para ele, fotocópias de jornais de Abril de 1912, uma réplica dos cobertores e dedais da terceira classe, entre muitos outros objectos.
Tal é o seu amor pelo Titanic que o seu amuleto da sorte, como não poderia deixar de ser, é uma fotografia velha a preto e branco do navio numa pequena moldura que vai com ele para todo o lado. "Levei-a para o Peru, para Paris ... para todas as viagens que eu faço. É muito especial. O resto do tempo fica sobre a minha mesa de cabeceira."
Quando toca Nearer My God to Thee, a última música tocada pela banda do Titanic antes de se afundar, Israel se emociona, a história do maior e mais luxuoso navio do mundo é mais do que o filme do director de cinema James Cameron, "existem milhares de histórias. Como a de uma mãe e seus cinco filhos que decidiram mudar as suas vidas e resolveram ir a bordo e morreram todos, a história do casamento dos dois passageiros espanhóis, que tiveram que se separar. Ele morreu no navio e ela foi para o bote salva-vidas por causa do protocolo das mulheres e das crianças seguirem em primeiro lugar. Ou a história de uma mulher de primeira classe, que quando ela estava prestes a pôr o pé no bote voltou ao seu camarote para ir buscar o seu amuleto e sobreviveu". A sua paixão levou-o a Barcelona no ano passado para assistir ao filme em 3D, com o mesmo entusiasmo que 15 anos atrás na estreia de cinema.
Israel foi acompanhado pela sua mãe, que preparou para a ocasião um vestido como a Rose usou no filme, e para ele a roupa que Jack usou quando jantou na primeira classe com ela e a sua família.

Sem comentários: