sábado, novembro 30, 2013

NOVIDADES TITANICFANS NOVEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM NOVEMBRO FOI ASSIM 
Capitão do Titanic não morreu - A conhecida revista Life, de 12 de Fevereiro de 1940 publica o corpo daquele que parece ser o Capitão Smith. 
Um Vilão no Titanic - Caledon Hockley, o noivo prometido de Rose Bukater no filme Titanic de James Cameron, não existiu mas hoje conhecemos verdadeiros vilões a bordo do Titanic.
Caixinha de Música - Com certeza que muitos já se perguntaram: que melodia é aquela que toca na caixinha de música da Rose? E também é provável que já tenha ficado na vossa cabeça tocando repetidas vezes. 
O Fim do Britannic - Terça-feira, 21 de novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adernou e começou afundar muito depressa pela proa. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. 
Halley o Cometa do Titanic - Na noite de 18 Maio de 1910, pessoas de todo o  mundo saíram para a rua, Thomas Andrews levou a sua esposa grávida para ver o progresso na construção do Titanic e do Olympic, e também para verem uma luz brilhante no céu. Este brilho nos céus de Belfast era o cometa Halley, que aparece a cada 76 anos e que apareceu pela última vez em 1986. 
Um cometa chamado Ison poderá transmitir-nos hoje a mesma sensação que tiveram as pessoas na época da construção do Titanic. 
E mais:
- A lista de passageiros e tripulação agora conta com fotos das pessoas que estiveram a bordo! Clique para ver a lista e os retratos constantemente actualizados aqui 
- Se ainda não aderiu à nossa página do facebook clique aqui e tenha acesso a fotos exclusivas: 
Deck Plans - Os planos do navio que vemos no filme. 
Desenhos do Filme - James Cameron antes de fazer o seu épico desenhou todas as cenas que queria ver projetadas no cinema. 
Fotos de Rose - Os retratos que Rose fazia questão de levar sempre consigo e que vemos no final do filme.
Fotografias de bastidores - Billy Zane, o ator que deu vida ao personagem Caledon Hockley, reuniu num álbum privado fotografias raríssimas nos tempos livres das gravações.
Vida a Bordo - Todos conhecemos as fotos tiradas pelo Padre Browne a bordo do Titanic, conheça agora os nomes dos passageiros que se encontram nelas.

Tudo isto e muito mais!
"TO MAKING IT COUNT!" 

sexta-feira, novembro 22, 2013

HALLEY O COMETA DO TITANIC


HALLEY O COMETA DO TITANIC 
Na noite de 18 Maio de 1910, pessoas de todo o  mundo saíram para a rua, Thomas Andrews levou a sua esposa grávida para ver o progresso na construção do Titanic e do Olympic, e também para verem uma luz brilhante no céu. Este brilho nos céus de Belfast era o cometa Halley, que aparece a cada 76 anos e que apareceu pela última vez em 1986. 
Um cometa chamado Ison poderá transmitir-nos hoje a mesma sensação que tiveram as pessoas na época da construção do Titanic. Apontado pelos astrónomos como o "cometa do século", Ison prepara-se para iluminar os céus nocturnos do planeta Terra já nos próximos dias. À medida que se aproxima do Sol, o seu brilho aumenta de intensidade e, caso não seja destruído pelo calor ou pelo campo gravitacional solar, o mesmo pode vir a ser a "estrela" do próximo espectáculo celestial. 
Um cometa é um corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilómetros. Os cometas mais vistos da terra ou estão na orbita gravitacional da Terra ou do Sol. Os cometas que passam muito próximo da terra, eventualmente, acabam por arder na atmosfera. Aqueles que orbitam o sol, curiosamente não entram o suficiente para se queimarem. Halley foi um astrónomo muito reverenciado, que descobriu o cometa, deu-lhe o seu nome, e previu que ele iria aparecer em períodos de 76 anos. Tão certo que foi visto cinco anos depois da morte de Halley. 
Notícia de Época sobre o Halley
Thomas Andrews disse à sua esposa que o cometa era um bom presságio mas outros diziam que brilhando sobre o Titanic era algo muito mau. Os cometas, em geral, são considerados bons presságios ou ligados a algo de bom que está para acontecer. O mesmo cometa Halley apareceu quando Isaac Newton e Cristóvão Colombo nasceram, e provavelmente era este cometa a estrela dos Reis Magos quando Jesus nasceu, entre muitos outros acontecimentos. Ainda mais irónico... o cometa de Halley voltou em 1986, um ano depois de Robert Ballard descobrir os destroços do Titanic. Quando Andrews e Helen olharam para o céu, o cometa de Halley era apenas um pontinho minúsculo brilhante ao longe, assim como o Titanic se tornou após a colisão no escuro oceano. Cientistas e astrónomos de todo o Mundo anunciaram que a Terra poderia colidir com a cauda do Cometa Halley na noite de 18 para 19 de Maio de 1910, noite essa a que muitos chamam de “A Noite do Fim do Mundo”. Esta ideia provocou o suicídio de algumas pessoas que acreditavam que se a cauda do cometa encostasse à Terra, provocaria o fim do mundo; ou então pior, que os gases que o envolviam eram capazes de envenenar os seres vivos da Terra. Famílias inteiras saíram a rua ao frio para verem o cometa e ficarem na expectativa do fim. A passagem do cometa perturbou a sociedade portuguesa e tornou-se durante meses no grande acontecimento no então Reino de Portugal, através da venda de jornais (como a foto deste post), souvenirs e até músicas. Em 2010 para celebrar o centenário da república portuguesa, foi realizado um filme para televisão que relata esses momentos e traz de volta uma das músicas realizadas sobre o cometa nessa época. Tal acontecimento só foi suprimido pela implantação da República em Outubro desse ano. À semelhança daqueles dias, actualmente já correm notícias que Ison é maior do que se diz e que vai trazer sérios problemas à vida na Terra. 

quinta-feira, novembro 21, 2013

O FIM DO BRITANNIC

O NAUFRÁGIO DO BRITANNIC 
O Britannic partiu de Southampton num domingo, dia 12 de novembro de 1916. Ele não levava nenhum "passageiro". No dia 17 de novembro de 1916, chegou a Nápoles, para abastecer e partir no sábado, mas uma tempestade feroz atrasou sua partida.
Terça-feira, 21 de novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adernou e começou afundar muito depressa pela proa. O Capitão Bartlett experimentou encalhar o Britannic na Ilha de Kea, mas não teve sucesso. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. A explosão ocorreu aparentemente entre a 2ª e a 3ª antepara a prova de água e a antepara 2 e 1 também foram danificadas. Ao mesmo tempo, começou a fazer água na sala de caldeiras 5 e 6. Este era asperamente o mesmo dano que levou seu irmão, o Titanic, a afundar.
Infelizmente 30 pessoas morreram na ocasião. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas. Os motores ainda estavam em funcionamento, pois na correria de tentar encalhar o navio, esqueceram de parar os motores.
O Britannic está tombado de lado a apenas 350 pés (107m) de profundidade. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente, e devido ao imenso peso do navio a proa se retorceu toda. Ele foi descoberto em 1976 em uma Exploração dirigida pelo oceanógrafo Jacques Cousteau.
É fácil distinguir o Britannic de seus irmãos, devido aos gigantescos turcos de barco salva-vidas, e também porque a maioria das fotografias suas mostram ele todo pintado de branco com uma faixa verde pintada no casco de proa a popa, separada apenas por 3 grandes cruzes vermelhas de cada lado, designando-o como um navio hospital. O HMHS Britannic nunca chegou a receber um centavo para transportar um passageiro.
O Britannic é hoje o maior transatlântico naufragado.
Mortos no naufrágio do HMHS Britannic: Arthur Binks / Arthur Dennis / Charles C. S. Garland / Charles J. D. Phillips / Frank Joseph Earley / G. Philps / George De Lara Honeycott / George James Bostock / George Sherrin / George William Godwin / George William King / Henry Freebury / Henry James Toogood / James Patrick Rice / John Cropper / John George McFeat / Joseph Brown / Leonard George / Leonard Smith / Percival W. E. White / Pownall Gillespie / Robert Charles Babey / Thomas A. Crawford / Thomas Francis Tully / Thomas Jones / Thomas Taylor McDonald / Walter Jenkins / William Sharpe / William Smith / William Stone

Conheça mais sobre o navio aqui

sexta-feira, novembro 15, 2013

CAIXINHA DE MÚSICA

CAIXINHA DE MÚSICA 
Depois de tentar o suicídio, Rose está no seu quarto a pentear o seu cabelo e a arrumar algumas das suas jóias quando o seu prometido noivo Caledon Hockley aparece e apresenta pela primeira vez o colar Coração do Oceano. Com certeza que muitos já se perguntaram: que melodia é aquela que toca na caixinha de música da Rose? E também é provável que já tenha ficado na vossa cabeça tocando repetidas vezes. O TitanicFans disponibiliza o link para download desta melodia aqui.

sexta-feira, novembro 08, 2013

UM VILÃO NO TITANIC

UM VILÃO NO TITANIC 
Caledon Hockley, o noivo prometido de Rose Bukater no filme Titanic de James Cameron, não existiu mas hoje conhecemos verdadeiros vilões a bordo do Titanic. Este é Harry Haven Homer, um dos jogadores mais infames em primeira classe no Titanic. Nascido em 28 de Novembro de 1871, (outras fontes referem 1872) era filho de Richard Homer, um médico em Knightstown, Indiana, que nascera em 1819 em Londres e morrera em 1902 no Indiana. Apesar de ser filho de uma proeminente família, Homer era a ovelha negra, tinha como profissão oficial a de pecuarista até 1912 e residência oficial em Indianopolis. Harry teve uma educação esmerada mas preferiu navegar no Atlântico Norte com o objectivo de enganar os cavalheiros de primeira classe nos jogos de cartas. Além disso, ainda foi preso por outros crimes, envolvendo principalmente os crimes de roubo e burla ao longo dos anos. Embarcou em Cherbourg no Titanic, sobre o nome E. Haven de modo a não ser identificado como o burlão "Kid". Desconfio que é este o homem que em Maio de 1912 a sobrevivente do Titanic Lily May Futrelle, esposa do famoso escritor que faleceu no naufrágio, viria a mencionar ao expressar o seu desgosto de que o seu bom e decente marido tenha morrido no naufrágio, enquanto um jogador com seu olhar maldoso sobreviveu e se cruzou com ela no convés do Carpathia. Homer sobreviveu a bordo do bote 15 e casou-se com Delia Atwater, mas não teve filhos e tudo indica que ela ficava em casa enquanto ele exercia o seu negócio. Quando ela morreu, Henry mandou-a cremar e enviou as cinzas para os seus cunhados que viviam em Cincinnati, Ohio. Harry Homer não lhes disse o que seguia no pacote, mas pediu que simplesmente o guardassem até à próxima vez que ele os fosse visitar. Os anos se passaram e ele não visitara os cunhados, foi então que decidiram finalmente abrir o pacote e descobriram chocados que eram as cinzas da sua irmã. Assim, enterraram o recipiente com as cinzas de Delia na sua propriedade. Quando Harry Homer finalmente se decidiu a visitá-los, vários anos mais tarde, não perguntou o que tinha acontecido com as cinzas de Delia. Continuou a viajar e a burlar várias pessoas a bordo de navios, e em 1930 casa-se novamente com uma mulher chamada Irene Harris onde viveu num apartamento em New York. Provavelmente, num esforço para evitar as autoridades, ainda usou o nome do seu cunhado nos últimos anos de vida ao ponto de estar registado com esse nome na sua certidão de óbito. Morreu em 1939. A sua sobrinha residente em Albuquerque no Novo México diz que sabe algo sobre Homer que consegue ser pior do que qualquer outra coisa que se sabe sobre ele, mas que o que sabe vai morrer consigo. O jornal The Witney Gazette de 11 de Maio de 1912 talvez ajude a desvendar esse segredo: JOGADORES NO TITANIC ESCAPAM VESTIDOS DE MULHER Uma história extraordinária é relatada em New York a respeito da fuga no naufrágio do Titanic de dois jogadores bem conhecidos que, há já alguns anos, têm frequentado os navios do Atlântico, e contra os quais anúncios contra burlas e roubos são publicados em vários navios, e na verdade também foram colocados na sala de fumo do Titanic quando este saiu de Southampton.
Os dois homens, diz o correspondente de New York do jornal The Daily Chronicle, são conhecidos como "Doc Owen" e "Kid Homer", e estavam num jogo de cartas com um terceiro homem quando o acidente aconteceu. Ao perceberem que não havia salvação para o Titanic, decidiram tentar fugir num dos botes. Aqueles que tinham autoridade no navio, no entanto, foram permitindo que apenas mulheres e crianças pudessem partir. "Doc Owen", teria conseguido os serviços de um mordomo a bordo, e alega-se que tenha sido pago para manter a identidade dos jogadores em segredo durante a viagem, e, dando-lhe um maço de notas novas, pagou para este lhes fornecer roupas e chapéus de mulher. Vestidos com essas roupas, os três homens correram para o convés e embarcaram num barco salva-vidas cheio de mulheres. Depois desfizeram-se das roupas de mulher, que atiraram ao mar. O barco em que estavam cheio de mulheres imigrantes e os seus filhos não tinha homens suficientes para remar. Assim, a ajuda deles foi bem-vinda.

sexta-feira, novembro 01, 2013

CAPITÃO DO TITANIC NÃO MORREU

CAPITÃO DO TITANIC NÃO MORREU 
Já publiquei aqui dois artigos no passado sobre o mistério que envolve o fim do Capitão Smith. Tendo sido o TitanicFans o primeiro em português a publicar sobre o assunto, muitos se seguiram a divulgar este tema. Hoje trago mais uma nova luz exclusiva a este mistério. A conhecida revista Life, de 12 de Fevereiro de 1940 publica o corpo daquele que parece ser o Capitão Smith. O artigo escrito por Charles Wilson diz o seguinte: 
"Silent Smith - Há vinte e oito anos o Capitão E J Smith do SS Titanic desapareceu em New York. Três anos depois, um desconhecido, um homem pobre, a quem a polícia local chamava de "Silent Smith" morreu em Lima, Ohio. O estranho não falava, exceto quando era perguntado o seu nome, murmurava "Smith". Sem dúvida, era um marinheiro irlandês. Tinha tatuado no peito "The Rock of Ages". Um mapa do Pacífico estava tatuado nas suas costas. A sua altura e peso eram os mesmos que os de Smith do Titanic.
Embalsamado por um agente funerário local, o corpo do silencioso Smith foi mantido em exposição num esforço para se identificá-lo. Ninguém foi capaz de fazê-lo. Mas o corpo é um bom barómetro e o cabelo continua a crescer sendo cortado de tempos a tempos pelo homem que possui o corpo."
Para saber mais sobre o assunto, veja os seguintes links: