sábado, março 08, 2014

DUAS BANDAS NO TITANIC

DUAS BANDAS NO TITANIC 
PARTE II
Durante a viagem os oito músicos do Titanic eram distribuídos por duas bandas, um quinteto e um trio. O quinteto era liderado por Wallace Hartley violinista, e o trio por John Law Hume violinista e pianista. As apresentações das duas bandas durante a viagem compunham-se do seguinte modo: 
O quinteto tocava três vezes por dia na segunda-classe: entre as 10:00 e as 11:00, entre as 17:00 e as 18:00 e entre as 21:15 e as 22:15 numa área para apresentações localizada no saguão de entrada do Convés C ao lado da base do mastro do navio, fora do caminho dos passantes, mas em local privilegiado para concertos. Quando as portas eram abertas a música poderia percorrer todo o convés até à Biblioteca da Segunda Classe, e descer os lances da escadaria de carvalho para os outros conveses.
Os passageiros da Primeira Classe também ouviam a apresentação deste quinteto três vezes por dia, mas em dois locais diferentes: a primeira era no topo da famosa Grande Escadaria dianteira das 11:00 até depois do meio-dia. Esta era a entrada a partir do Convés de Botes, e os acordes da música poderiam ser ouvidos do lado de fora e pelas escadas abaixo. As apresentações na Primeira Classe também aconteciam na Sala de Recepção do lado de fora do Salão de Jantar no Convés D, das 16:00 às 17:00 e das 20:00 às 21:15. 
A segunda banda do Titanic era um trio que se apresentava na Sala de Recepção da Primeira Classe no Convés B do lado de fora do Restaurante à La Carte e do Café Parisien. Esta banda era um trio de cordas, e os seus músicos apresentavam-se exclusivamente na área da Primeira Classe. A Grande Escadaria de popa abria-se para a Sala de Recepção, que era um amplo espaço fora do Restaurante. Os passageiros da Primeira Classe ao descer as escadas poderiam ouvir a música do trio antes mesmo de sentirem os aromas da cozinha. Apenas a elite da Primeira Classe do Titanic escolhia jantar nesta área, e estas refeições eram cobradas em separado sobre os bilhetes de embarque que já tinham refeições incluídas. 
Ao contrário do que é mostrado no filme de Cameron, a banda não tocava no salão de jantar da primeira e segunda classes durante o período de refeição. Apesar de nestes salões existir um piano, este servia exclusivamente para os serviços religiosos.
Na próxima semana vamos rever os depoimentos dos sobreviventes que confirmam a posição dos músicos no navio.
Fontes de pesquisa: Titanic em Foco e Titanic Piano.

Sem comentários: