sábado, abril 26, 2014

EDWARD S. KAMUDA

MORRE O FUNDADOR DA TITANIC HISTORICAL SOCIETY 
Edward S. Kamuda, que fundou a Titanic Historial Society em Indian Orchard, morreu em sua casa no domingo dia 13 após doença prolongada, anunciou a sociedade na segunda-feira seguinte. Ele tinha 74 anos. Kamuda e cinco outras pessoas fundaram a Titanic Historical Society em 7 de Julho de 1963, em Indian Orchard.
Como presidente, viu a sua participação crescer para milhares de pessoas de todo o mundo e a organização se tornou numa das principais organizações de pesquisa do Titanic ao documentar a vida dos passageiros e tripulantes.
"Se não fosse Edward Kamuda, grande parte das informações que temos hoje sobre o Titanic não existiria", diz Karen Kamuda, vice-presidente da THS e esposa de Edward.
Os escritórios da sociedade ficam humildemente localizados nas traseiras da Henry's Jewerly na Main Street de Indian Orchard. A loja está localizada na rua em frente ao antigo Grand Theater, onde, como um adolescente, o interesse ao longo da vida de Kamuda no Titanic foi despertado pela primeira vez com o filme de 1953 "Titanic", estrelado por Clifton Webb e Barbara Stanwick. 
Ele começou a procurar os sobreviventes, enviando-lhes cartas. Muitos escreveram de volta e compartilharam as suas lembranças da viagem e da noite do naufrágio. 
Como ele mesmo disse em entrevista ao Jornal the Republican em 1993: "Tive muita sorte em conhece-los enquanto pude. Muitos deles já se foram." 
Com o tempo, a sociedade iria trabalhar em estreita colaboração com o Dr. Robert Ballard, na busca do fundo do oceano que, em 1985, acabaria por localizar os destroços do transatlântico.
Ele também seria um opositor ao resgate dos objectos encontrados no Titanic, equiparando-o com o roubo de túmulos .
Kamuda e os outros membros da sociedade ofereceram o seu conhecimento do Titanic ao diretor James Cameron durante a produção do seu filme de 1997 "Titanic", que se tornaria um dos maiores filmes de todos os tempos.
Kamuda e a esposa até fizeram parte de uma cena do filme, como figurantes sentados no deque superior do navio.
Numa entrevista de 1997 ao Jornal The Republican, Edward Kamuda recordou a experiência, dizendo: "Olhar para os livros durante 40 anos e depois andar nos deques do navio,foi um sonho tornado realidade",
Karen Kamuda lembra que Cameron falava do seu marido a diversos atores no filme, dizendo "Aqui está o homem que tornou tudo isso possível."
Kamuda e a sociedade são mencionados em inúmeros livros e documentários sobre o Titanic.
A colecção de artefactos do Titanic da sociedade estão em exposição no museu Indian Orchard e em atracções como em Pigeon Forge, Tennessee e Branson, Missouri.
Há dois anos, para comemorar o 100º aniversário do naufrágio, Kamuda inaugurou em Springfield um monumento no valor de 10.000 libras, feito de granito negro em Oak Grove Cemetery, em nome da sociedade. A frente apresenta uma imagem do Titanic enquanto na parte traseira lista os nomes dos dois moradores de Springfield que pereceram, Jane Carr, 47 anos em terceira-classe, e Milton C. Long, 29 anos, um passageiro de primeira classe e filho de um juiz do Condado de Hampden.
O velório apenas se iniciou ontem em St. Pierre-Phaneuf Springfield Chapels, 7 Chapin Terrace, Springfield, seguido por um serviço de homenagem da Titanic Historical Society, liderado pelo Rev. George DeMass e Rev. Mark Statler.
O serviço fúnebre começou hoje às 7:30, na St.Pierre Phaneuf Springfield Chapels, seguido serviço fúnebre pelas 09h30 na St. Rose DeLima Church, 600 Grattan St, Chicopee. O enterro foi no Oak Grove Cemetery, 426 Bay Street, Springfield.

1 comentário:

Jill Carlier disse...

Excellent article!