quinta-feira, outubro 08, 2015

BISCOITO SOBREVIVENTE DO TITANIC

BISCOITO DO TITANIC É O MAIS VALIOSO DO MUNDO 
Aquele que pode vir a ser o biscoito mais caro do mundo, que sobreviveu ao naufrágio do Titanic há mais de um século atrás, será vendido em leilão.
O biscoito da Spillers & Bakers Pilot - um tipo de biscoito feito de farinha e água - sobreviveu ao naufrágio do Titanic, em 1912, em que cerca de 1.500 pessoas morreram. Este biscoito fazia parte de um kit de sobrevivência existente dentro de um dos botes salva-vidas do transatlântico e foi preservado como lembrança.
O biscoito está entre uma série de itens que irão a leilão pela leiloeira Henry Aldridge & Son em Devizes, Wiltshire, Inglaterra, no dia 24 de Outubro e estima-se alcançar uma quantia entre £ 8.000 e £ 10.000. 
A relíquia foi mantida por James Fenwick, um passageiro a bordo do RMS Carpathia, que foi em auxílio dos sobreviventes do navio. Ele colocou o biscoito num envelope de fotografias Kodak com uma nota original, que dizia: "Biscoito Pilot do barco salva-vidas do Titanic de Abril de 1912."
"É o biscoito mais valioso do mundo", disse o leiloeiro, Andrew Aldridge. "Nós não sabemos de qual embarcação salva-vidas o biscuit vem, mas não existem quaisquer outros biscoitos salvos do Titanic, que haja conhecimento. É incrível que este biscoito tenha sobrevivido a um evento tão dramático. Em termos de precedência, há alguns anos, um biscoito de uma das expedições de Shackleton foi vendido por cerca de £ 3.000 e há um biscoito do Lusitania num museu na República da Irlanda."
Aldridge disse: "Sendo assim, temos que colocar uma estimativa entre as £ 8.000 e as £ 10.000, o que torna no biscoito mais valioso do mundo."
O biscoito será vendido juntamente com o arquivo de Fenwick - uma história fotográfica única do resgate dos sobreviventes do Titanic. Fenwick e sua mulher recém-casada, Mabel, tinham embarcado numa viagem de lua de mel de três meses com destino à Europa e chegaram a Nova York em 11 de Abril de 1912, sem saberem que quatro dias depois, o Carpathia seria o salvador de mais de 700 sobreviventes do Titanic. Na foto podemos ver o casal Fenwick e Mabel mais à direita.
A colecção encontra-se a ser vendida pelos descendentes directos de Fenwicks e os negativos fotográficos incluídos oferecem um instantâneo único do resgate, mostrando os primeiros avistamentos dos barcos salva-vidas, os sobreviventes no Carpathia, a sua chegada a Nova York, e até mesmo o RMS Californian a chegar ao local do resgate.
A fotografia do RMS Californian foi descrita como "uma das fotos mais dramáticas da história marítima". A história do Californian é uma das mais controversas na tragédia do Titanic dado que o capitão foi culpado por não ter reagido mais rapidamente ao desastre.
Também será leiloado como parte da colecção um relato inédito do resgate dos sobreviventes, escrito por Fenwick.
O registo para 15 de Abril, poucas horas após o Titanic afundar, afirma: "05:00. Despertei ao ouvir a voz de um homem a dizer que o Titanic tinha ido ao fundo. Estamos resgatando passageiros e estamos rodeados por icebergues. É hora de levantar e agir. Indo pelo convés encontramos botes ao nosso lado, lotados com os resgatados, além de outros botes vindos de todos os lados, mais além e por todos os lados à nossa volta ... estavam os "icebergs".
O registo de Fenwick prossegue com detalhes de outros eventos importantes, incluindo a chegada do Carpathia, em Nova York e o desembarque dos sobreviventes do Titanic.
Aldridge acrescentou: "O arquivo de Fenwick é sem dúvida o arquivo fotográfico de negativos definitivo relacionados com o resgate dos passageiros e tripulação sobreviventes do Titanic. A câmera que o casal se fazia transportar foi capaz de narrar os acontecimentos importantes que se seguiram e fornecem um registo único do seu desenrolar. "
Notícia em The Guardian

Sem comentários: