sábado, outubro 24, 2015

O ICEBERGUE INOCENTE

O VERDADEIRO CULPADO 
No dia de hoje, leiloa-se a fotografia acima como sendo do suposto icebergue que afundou o Titanic. Mas será mesmo assim? 
Como falado no post anterior, a fotografia é mencionada como tendo sido tirada a bordo do Prinz Adalbert no dia do naufrágio do Titanic. 
Icebergue de 12 de Abril 
O navio Prinz Adalbert passou um pouco mais a norte do local do acidente, e, segundo o diário de bordo, tal aconteceu já no dia 16 de Abril de 1912, cerca de 33 horas depois do acidente. As correntes que levaram o icebergue em rota de colisão com o Titanic seguiam para sul. Pelo que, se este icebergue estava a norte do local do Titanic segundo os registos do Prinz Adalbert, e as correntes seguiam para sul, então 33 horas depois do acidente a montanha de gelo que todos procurariam estaria bem longe do local onde foi tirada a foto. A questão de marcas vermelhas de tinta no icebergue pode ser explicada por algas presas ao gelo, além de que, na data em que a fotografia foi tirada, já todos os navios da região e até mesmo Nova Iorque e Southampton sabiam do ocorrido. A ideia de fazer um documento a explicar que não sabiam do Titanic e assinada por mais três tripulantes, passa a sensação de se querer atestar a sua veracidade.  
O icebergue é muito diferente do da foto tirada dias antes do acidente em 12 de Abril de 1912 pelo capitão do navio a vapor S.S. Etonian, W. F. Wood, e que também foi leiloada em 2012. Na descrição do leilão na época, o site RRAuction se refere à fotografia como “assustadoramente semelhante” aos esboços de Frederick Fleet, o vigia do Titanic que viu o icebergue, e de Joseph Scarrott, um marinheiro do Titanic que também viu a montanha de gelo passar de raspão nessa noite. Esses desenhos estão reproduzidos nas páginas 140 e 141 do livro ‘Titanic: Triumph and Tragedy’.
Analisando as fotografias e os desenhos, percebemos que diferem das fotos aclamadas como sendo do icebergue que causou a morte de 1500 pessoas, os desenhos são mais parecidos com o icebergue de uma outra foto de um suposto culpado e que terá servido de base para o icebergue do filme Titanic de James Cameron. A foto foi tirada a bordo do navio Bremen, pelo passageiro Stephan Rehorek, 5 dias depois do naufrágio, também próximo ao local do acidente. Não deixa de ser incrível a semelhança com o desenho de Scarrott que no inquérito feito pelo Senado na Grã-Bretanha, referiu-se ao icebergue como sendo muito parecido ao monte do Estreito de Gibraltar. 
Mr. Butler Aspinall: " What was the shape of this iceberg?" 
Scarrott: " Well, it struck me at the time that it resembled the Rock of Gibraltar looking at it from Europa Point. It looked very much the same shape as that, only much smaller."

Sem comentários: