sábado, dezembro 05, 2015

UM SANTO DO TITANIC

 PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DO PADRE BYLES 
Encontra-se aberta a iniciativa de conseguir a canonização do padre católico que a bordo do Titanic juntou um grupo de pessoas, crentes e não crentes em oração nos momentos finais das suas vidas. Thomas Byles, foi educado em Fleetwood, Lancashire e Oxford, e era reitor da Igreja de St Helen, Chipping Ongar, Essex, há oito anos. Embarcou no navio em Southampton para assistir ao casamento do seu irmão mais novo em New York. Durante a viagem, pediu ao capitão autorização para celebrar a Santa Missa no Domingo, ao que este concordou. Celebrou a missa para os passageiros de segunda e terceira a bordo do navio de forma notável na manhã de domingo da tragédia.
O seu sermão aludia a orações e sacramentos como botes salva-vidas espirituais quando em perigo de naufrágio espiritual perante a tentação. Durante o naufrágio, a tripulação convidou-o a embarcar num bote salva-vidas por duas duas vezes mas ele recusou-se dando lugar a outra pessoa e preferindo permanecer com os passageiros a orar, dando confissões, conciliações e perdões.
Estas suas acções antes de perecer com as restantes 1500 pessoas a bordo do Titanic foram elogiadas pelo Papa da época, Pio X.
Graham Smith, o sacerdote actual de St Helen, considera que "Ele foi um homem extraordinário que deu a sua vida por outros. Precisamos, como se dizia antigamente, elevá-lo ao altar, o que significa que o Vaticano precisa reconhecê-lo como um mártir da igreja.
Vamos esperar e rezar para que ele seja reconhecido como um dos santos dentro do nosso cânone. Esperamos que as pessoas ao redor do mundo orem a ele, se estiverem em necessidade e, se ocorrer um milagre, então a beatificação e canonização, poderão avançar."
Para alguém ser canonizado (tornar-se santo) pelo menos dois milagres devem ser atribuídos à intercessão do candidato.
Para que tal seja aceite pela Santa Sé como milagre, o acontecimento terá que ser certificado pelos médicos da Igreja como não tendo nenhuma explicação cientifica. 

Sem comentários: