sábado, maio 28, 2016

PRIMEIRA CARTA A BORDO

PRIMEIRA CARTA ESCRITA NO TITANIC 
A carta datada de 10 de Abril de 1912 foi escrita pouco antes do Titanic partir de Southampton para Nova York. O autor, Paul Danby, escreveu-a ao visitar o tio da sua esposa Adolphe Saalfeld, que era um passageiro a bordo do navio.
Danby deixou o Titanic mas antes perpetuou uma descrição fascinante do navio na sua carta para a esposa Rose, que atende pelo apelido "Goll."
"Minha amada Goll, sou o primeiro a escrever uma carta a partir do navio, que está muito bem equipado", escreveu Danby, em alemão, no papel timbrado do Titanic. "O tio tem um grande camarote do tamanho de quase uma sala com um sofá e um ventilador elétrico. Vou contar tudo em detalhes abaixo."
"Existem outras cartas do Titanic, mas ter uma como esta, com este conteúdo é excelente, é quase como estar lá," disse o leiloeiro Andrew Aldridge da Henry Aldridge & Son ao FoxNews.com. "Quase se pode sentir o cheiro da tinta."
Saalfeld, que estava de viagem para os Estados Unidos para mostrar a sua coleção de essências florais para potenciais clientes, sobreviveu ao desastre. O empresário estava na sala de fumadores a desfrutar de um vinho do Porto e de um charuto quando o navio bateu no iceberg. De acordo com a casa de leilões Henry Aldridge Son num comunicado de imprensa: "Ele foi para a sua cabine C-106, vestiu um casaco e foi para o convés e entrou no barco salva-vidas 3 que mais tarde foi resgatado pelo Carpathia." A sua carteira de couro contendo as amostras dos seus aromas florais num total de 65 frascos de vidro e recipientes de metal foi resgatada dos destroços do navio no ano 2000.  
A carta também representa um capítulo na vida agitada e trágica de seu autor. Nascido em Berlim, Danby mudou-se em 1907 para a Inglaterra para trabalhar com Saalfeld, um comerciante de perfumes. Conheceu e apaixonou-se pela sobrinha de Saalfeld e no ano seguinte casou-se com ela. Como alemão vivendo na Inglaterra, perdeu tudo durante a Primeira Guerra Mundial e mudou-se para Amsterdão, onde trabalhou num negócio bem sucedido até que os nazistas invadiram a Holanda em 1940. Em 1943, Danby foi preso pelos nazistas por ser judeu e morto no campo de extermínio de Sobibor, na Polónia. A mãe de Danby, Clara e a esposa Rosa também foram mortas em Sobibor. A sua carta para Rose permaneceu guardada na Holanda durante a guerra e agora foi vendida pelos seus descendentes. "Ter uma carta do Titanic com esta ligação histórica era algo desconhecido", disse Aldridge à FoxNews.com.
As filhas de Danby, Margaret e Ellen sobreviveram à guerra, Ellen emigrou para o Canadá, onde se tornou uma treinadora de patinagem reconhecida mundialmente. Petra Burka Danby, a sua neta, representou o Canadá nas Olimpíadas de 1964, na patinagem conquistando uma medalha de bronze.

Sem comentários: