sexta-feira, setembro 09, 2016

O JAPONÊS DO TITANIC

O JAPONÊS DO TITANIC 
Masabumi Hosono (Masabumi Hosono, 細 野 正文), era um oficial japonês que nasceu em 1870 e morreu em 1939, quando tinha 69 anos. Será lembrado por ser o único passageiro japonês no RMS Titanic, e também por ter sobrevivido ao incidente. Mas, acima de tudo, será lembrado na terra do sol nascente como um covarde por não ter ido para o fundo com o navio. Com 42 anos Hosono era funcionário público que trabalha para o Ministério dos Transportes japonês. Tinha sido enviado para diferentes países para investigar os sistemas ferroviários do Estado. Na viagem de regresso, Hosono encontrou-se em Londres, onde permaneceu por um curto espaço de tempo e depois seguiu para Southampton, onde embarcou no Titanic em 10 de Abril, 1912 como passageiro de segunda classe. Na noite de 14 para 15 Abril foi despertado por um membro da tripulação do navio. Quando ele entrou no convés, mesmo sem saber exatamente o que estava a acontecer, foi bloqueado, por não ser permitido no convés pessoas que não eram de primeira classe. Com o passar do tempo, ele conseguiu subir ao convés, onde viu com horror que os foguetes de emergência estavam a ser disparados incessantemente: "A toda a hora os foguetes de emergência eram disparados no ar de forma constante, e os terríveis flashes azuis e os ruídos eram simplesmente aterrorizantes, eu não poderia de modo algum afastar o sentimento pleno de horror e desolação. "
Hosono viu os botes salva-vidas partirem deixando a morte certa e iminente no navio. "Eu estava profundamente devastado e achava que nunca seria capaz de ver a minha amada esposa e filhos, pois não havia outra alternativa para mim se não compartilhar o mesmo destino que o Titanic". Hosono observou como cada vez menos botes salva-vidas restavam: "tentei preparar-me para os últimos momentos sem agitação, tornando a ideia de terminar sem constrangimento, como um bom japonês. Ainda assim, eu me vi a olhar e a esperar por qualquer oportunidade possível de sobreviver.
Hosono viu um bote salva-vidas cheio, e um oficial gritou: "há espaço para mais dois", assim um homem saltou a bordo. Hosono vendo isto fez a mesma coisa. "Felizmente, os homens encarregados do barco estavam ocupados com outras funções e não prestaram muita atenção em mim e tambéma noite escura ajudou para que eles não vissem se eu era um homem ou uma mulher." Por volta das 08:00 de 15 de Abril os passageiros  do barco salva-vidas foram resgatados pela RMS Carpathia.
Masabumi Hosono salvou-se para ver a sua esposa e filhos, mas isto teve consequências terríveis no seu país, quando a história do homem começou a ser conhecida: Perdeu o emprego como oficial e foi marcado como um covarde pela imprensa japonesa. Acabou por se tornar um pária e motivo de um ostracismo total. Foi assim tão severamente criticado porque, de acordo com o ponto de vista japonês, tinha traído o "espírito" do sacrifício do samurai.
Alguns anos mais tarde, o Ministério novamente o contratou por ser alguém insubstituível; mas a honra da família não foi restaurada até que tenha publicado no final dos anos 90, uma carta que Hosono escreveu, quando o naufrágio do Titanic voltou com o filme de sucesso dirigido por James Cameron.

Sem comentários: