sábado, outubro 07, 2017

SOMETHING PICASSO

UM PICASSO NO TITANIC?
No filme de James Cameron, que em 2012 voltou aos cinemas em 3D para marcar os cem anos do trágico acidente do Titanic, aparece o famoso quadro de Pablo Picasso, “Les Demoiselles d’Avignon”, pintado em 1907. No entanto, a obra nunca esteve no navio e por isso o realizador nunca teve autorização para a usar no grande ecrã.
Tudo começou em 1997, quando “Titanic”, protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, chegou aos cinemas. James Cameron queria usar a obra do mestre do cubismo, que há anos integra a colecção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), no filme mas a Sociedade dos Direitos dos Autores, que protege a propriedade intelectual de mais de 50 mil artistas, incluindo de Picasso, não autorizou.
A proibição não intimidou Cameron que mesmo assim filmou uma cópia do quadro original, desencadeando um processo judicial contra si. O realizador foi obrigado a pagar uma multa, cujo valor nunca foi revelado, e o assunto ficou arrumado. Até 2012.
Com a chegada novamente do filme aos cinemas, a Sociedade dos Direitos dos Autores garantiu que James Cameron estava a usar a imagem do quadro indevidamente. “A nova versão do filme em 3D viola o acordo. Os direitos do artista têm de ser negociados e clarificados, este é um novo uso do trabalho”, disse ao The Art Newspaper, Theodore Feder, chefe executivo da Sociedade, que levou novamente o processo a tribunal e James Cameron voltou a ter que pagar nova quantia avultada.

Sem comentários: